instagram icon
O Algarve continua a região com mais bandeiras azuis em Portugal - Notícias
Notícias
O Algarve continua a região com mais bandeiras azuis em Portugal
< Voltar
28 Abril 2022
As praias do Algarve receberam 86 bandeiras em 2022
O Algarve continua sendo a região com mais bandeiras azuis de Portugal, com 86 praias e quatro marinas sendo premiadas com o cobiçado prêmio em 2022.

Todas as praias do Algarve mantiveram sua Bandeira Azul do ano passado, exceto o D de Lagos. Praia Ana, que foi deixada de fora da lista de 2022. A razão não foi explicada, embora a praia - uma vez considerada uma das mais bonitas do mundo - tenha enfrentado seu quinhão de controvérsia nos últimos anos sobre um projeto de reabastecimento de areia longe do consenso.

Enquanto isso, as marinas de Lagos, Portimão, Albufeira e Vilamoura mantiveram suas bandeiras.

A contagem nacional de Bandeiras Azuis concedidas a praias, marinas e barcos aumentou para 431 - 32 a mais do que no ano passado e "quase 15 vezes maior do que o número há 25 anos", disse José Archer, presidente da associação Bandeira Azul (ABAE), na quinta-feira em Cascais.

“Trinta e cinco anos depois de içar a primeira Bandeira Azul aqui no bairro de Cascais, anunciamos a atribuição da Bandeira Azul a 393 praias, 18 marinas e 20 barcos de ecoturismo”, acrescentou.

A Bandeira Azul é um prémio concedido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias, marinas e operadores de turismo náutico sustentável.

"Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade devem ser atendidos e mantidos", afirma o site oficial da Bandeira Azul.

Em outras palavras, a bandeira visa mostrar aos banhistas que as praias, marinas e operadores de turismo náutico que receberam o prêmio têm altos padrões ambientais e de segurança.

Aqui está a lista de praias de Bandeira Azul no Algarve, de oeste a leste:
Aljezur: Odeceixe-Mar, Amoreira-Mar, Monte Clérigo e Arrifana
Vila do Bispo: Cordoama, Beliche, Castelejo, Tonel, Mareta, Martinhal, Ingrina, Zavial, Salema, Almádena – Cabanas Velha e Burgau
Lagos: Luz, Porto de Mós, Meia Praia
Portimão: Alvor Poente, Alvor Nascente, Vau, Três Castelos, Rocha e Marina
Lagoa: Ferragudo, Caneiros, Carvoeiro, Vale Centeanes, Senhora da Rocha e Vale do Olival
Silves: Armação de Pêra e Praia Grande Poente
Albufeira: Salgados, Galé-Oeste, Galé-Este, Manuel Lourenço, Evaristo, Castelo, Coelha, São Rafael, Arrifes, Peneco, Pescadores, Alemães, Inatel, Aveiros, Oura, Oura-Leste, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos D'Água, Belharucas, Falésia Açoteias, Falésia Alfamar, Rocha Baixinha Poente, Rocha Baixinha e Rocha Baixinha Nascente.
Loulé: Vilamoura, Quarteira, Forte Novo, Almargem, Loulé Velho, Vale do Lobo, Garrão-Poente, Garrão-Nascente, Ancão e Quinta do Lago
Faro: Faro-Mar, Barreta, Ilha do Farol-Mar e Culatra-Mar
Olhão: Armona-Mar, Armona-Ria, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria
Tavira: Barril, Terra Estreita, Ilha de Tavira-Mar e Cabanas-Mar
Castro Marim: Praia Verde, Cabeço e Alagoa-Altura
Vila Real de Santo António: Manta Rota, Lota, Monte Gordo e Santo António

in "AlgarveResident"

O Algarve continua a região com mais bandeiras azuis em Portugal